"Marcio é maravilhoso

Marcio é divino

Marcio é moço fino

Rufino é homem com olhar de menino

Marcio é decidido

Marcio é mestre, brilha no ensino

Marcio é guerreiro...

E nesse Emaranhado Rufiniano, quero me emaranhar."

(Camila Senna)















terça-feira, 1 de julho de 2008

PROJETO BAIRRO-ESCOLA: semeando arte e cultura entre as crianças de Nova Iguaçú.



Há muito a Baixada Fluminense deixou de ser o enorme celeiro de violência do Rio de Janeiro como a mídia tanto conclamava nos anos 80. Desde fevereiro venho atuando como agente educador de cultura na escola municipal Orestes Bernardo Cabral, no bairro de Vila de Cava, do município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

A iniciativa é do projeto bairro escola, realização do prefeito Lindberg Farias, visando aliar educação e cultura entre os alunos da Educação Básica das escolas do município. Intercalando as artes plásticas, a musica, o teatro, a dança e a literatura, artistas da região propõem alternativas de produção cultural onde as próprias crianças têm a oportunidade de criar obras artísticas como forma de reconhecer ou descobrir o próprio espaço onde atuam como sujeitos ativos e conscientes de todo o processo histórico-social.

Inspirado no discurso pedagógico do genial Paulo Freire, o empreendimento vem rendendo positivos e férteis frutos perante a comunidade iguaçuana como um todo. A democratização da produção artística e cultural conscientiza e promove o auto-conhecimento e com isso diminui ou ameniza a desigualdade e a violência. Se a vanguarda cultural realmente existe, talvez seu futuro esteja na periferia. Afrorregae e Nós do morro que o digam.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Amigo
Saudações
Belo site, belos textos, belo design, parabéns
Abraços
Silas
www.portas-lapsos.zip.net
ou
www.campodetrigocomcorvos.zip.net

Gabriele Samanta disse...

Oi Amigo, parabéns pelo seu lindo trabalho,eu acredito em um mundo com + cultura e menos violência.

Gostaria de dar uma palestra falando do seu trabalho na faculdade Estacio de Sá?A turma de produção de eventos esta organizando uma palestra com o tema "Responsabilidade Social" e gostaria muito de te-lo como palestrante,vou deixar meu email caso tenha interesse de mostrar seu trabalho

gabrielenery@bol.com.br

aguardo seu contato


Parabéns!

Anônimo disse...

Márcio, um belo trabalho! A baixada Fluminense precisa muito dessa força. Parabéns!

Daniele disse...

Márcio você é um fofo!!! Tenho o privilégio de acompanhar seu trabalho de perto e ver como tudo é feito com tanto carinho e dedicação, em especial quando você realiza atividades com os meus alunos. Um beijo e continue nesse caminho de valorização da cultura e da arte com as nossas crianças.

Daniele, professora do Infantil 5-A do Orestes.